Thursday, May 31, 2007

CNRT preparado para estar na oposicao

Macau, China, 31 Mai (Lusa) - O Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT) "está preparado" para se sentar no parlamento como oposição e deseja trabalhar em prol do desenvolvimento do país, afirmou o secretário-geral do partido, Dionísio Babo Soares.

Em Macau a participar num curso de formação contra a corrupção, organizado no Instituto Inter-Universitário, Dionísio Babo sustenta que o partido liderado por Xanana Gusmão "quer ganhar as eleições mas não coloca de parte a possibilidade de ir para a oposição".

"Se o povo decidir assim, o CNRT está preparado para ir para a oposição e ajudar quem vier a ser governante de Timor-Leste a desenvolver o país e a ser uma oposição construtiva e não como todos pensam que só quer derrotar a Fretilin", afirmou.

Dionísio Babo defendeu, no entanto, que um governo da Fretilin "tem também que dialogar com a oposição e de se renovar aprendendo com os erros do passado".

"Os problemas entre a Fretilin e a oposição não eram institucionais mas pessoais e se houver uma mudança aceitável dentro da Fretilin que permita o diálogo com a oposição não vejo razões para o CNRT não estar na oposição construtiva", concluiu.

O CNRT é um dos 13 partidos e coligações concorrentes às eleições legislativas timorenses que se realizam a 30 de Junho.



JCS.

Lusa/fim

No comments: