Monday, June 26, 2006

Timor-Leste: Arsénio Bano, Rui Araújo e Ana Pessoa possíveis... (ACTUALIZADA)

Timor-Leste: Arsénio Bano, Rui Araújo e Ana Pessoa possíveis... (ACTUALIZADA)


Díli, 26 Jun (Lusa) - Os ministros Arsénio Bano, Rui Araújo ou Ana Pess oa poderão suceder a Mari Alkatiri na chefia do novo governo de Timor-Leste, que deverá estar formado no prazo de "dois a três dias", disse hoje José Ramos-Hort a.

No executivo de Mari Alkatiri, que pediu hoje a demissão em carta envia da ao Presidente da República, Arsénio Bano tutelava o Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária e Rui Araújo o da Saúde, sendo Ana Pessoa ministra de Estado e da Administração Estatal.

Em conferência de imprensa em Díli, José Ramos-Horta (ministro de Estad o, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa), admitiu que Ana Pessoa seria a sua "p rimeira candidata" para chefiar o novo executivo, salientando que tem a "total c onfiança da FRETILIN [no poder], integridade e sólida reputação".

No entanto, Ramos-Horta considerou que o nome que a FRETILIN designar d everá agradar ao Presidente da República, Xanana Gusmão.

Sobre a possibilidade de ser ele próprio a chefiar o novo executivo, Jo sé Ramos-Horta respondeu que gostaria de continuar com as pastas dos Negócios Es trangeiros e da Defesa.

"Tenho que ser convencido" a assumir o cargo de primeiro-inistro, acres centou, no entanto.

Ramos-Horta explicou ainda que com a formalização da demissão do primei ro-ministro, em carta hoje enviada por Mari Alkatiri ao Presidente da República, o actual governo passa a ser de gestão, mantendo-se em funções até à posse de u m novo executivo.

Aguarda-se em Díli uma comunicação de Xanana Gusmão sobre a demissão de Mari Alkatiri.

José Ramos-Horta defendeu que as eleições legislativas devem realizar-s e "em Fevereiro ou Março de 2007", rejeitando a sua antecipação porque "o país n ão está preparado devido à falta de condições política e psicológicas".

"Quero que as Nações Unidas dirijam a organização das eleições, porque o governo timorense não está preparado para isso", disse.

Ainda relativamente ao futuro governo, Ramos-Horta defendeu uma concert ação do "futuro primeiro-ministro com o comité central da FRETILIN e com o Presi dente da República", embora reconheça que cabe ao chefe do governo a escolha da equipa.

Quanto à dimensão do futuro executivo, Ramos-Horta disse ser favorável a uma redução para cerca de metade do actual, que tem mais de 40 ministros, vice -ministros e secretários de Estado, mostrando-se convicto de que "o país pode fu ncionar perfeitamente com um governo de 20 elementos".

Ramos-Horta acrescentou que o futuro primeiro-ministro, depois de apres entar a sua equipa ao Presidente da República, deverá apresentar no prazo de 30 dias o programa de governo no Parlamento Nacional.

Um dos pontos principais do programa do novo executivo deverá ser "sara r as feridas abertas com a actual crise político-militar", disse.

EL/PNG.

Lusa/Fim

No comments: