Monday, June 26, 2006

Xanana aceita demissao e convoca Conselho de Estado

Timor-Leste: Xanana aceita demissão e convoca Conselho de Estado



Xanana convocou o Conselho de Estado para as 9h30
O Presidente timorense anunciou que aceitou a demissão do Primeiro-ministro, Mari Alkatiri, com efeitos imediatos e convocou uma reunião do Conselho de Estado para amanhã.

26/06/2006



Enviar por e-mail
Versão para imprimir

(11:09) "A Presidência da República informa que hoje, dia 26 de Junho de 2006, o Presidente da República recebeu a carta de resignação do dr.Mari Alkatiri das suas funções de Primeiro-ministro do Governo da República Democrática de Timor-Leste", lê-se num comunicado de três parágrafos divulgado pelo gabinete de Xanana.

O Presidente, segundo a nota, informou Alkatiri de que o seu pedido de resignação "toma efeito a partir do dia de hoje".

"A fim de garantir o bom funcionamento das instituições democráticas e uma gestão eficaz da crise nacional enfrentada pelo país", Xanana Gusmão convocou o Conselho de Estado para terça-feira, às 9h30 (1h30 de Lisboa), adianta ainda o gabinete do Presidente timorense.

Antes de decidir o que vai acontecer, até à realização de eleições, Xanana Gusmão tem duas alternativas: dissolve o Parlamento Nacional e nomeia um Governo de sua iniciativas - será provisório, tratando apenas de assuntos urgentes e tendo como missão preparar as eleições; ou então, chega a acordo com o partido que tem maioria parlamentar (Fretilin), e nomeia um novo Governo que terá de apresentar um programa aos deputados.

No comments: