Monday, July 30, 2007

Fernando “La Sama” de Araújo, líder do Partido Democrático (PD), derrotou hoje o candidato da Fretilin na eleição do presidente do Parlamento Nacional

Díli, Timor-Leste 30/07/2007 10:15 (LUSA)
Temas: Política, Parlamento, Partidos e movimentos
Díli, 30 Jul (Lusa) - Fernando “La Sama” de Araújo, líder do Partido Democrático (PD), derrotou hoje o candidato da Fretilin na eleição do presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, no primeiro dia da nova legislatura.

O presidente do PD obteve 41 votos, num plenário de 65 deputados, vencendo o deputado da Fretilin Aniceto Guterres, que obteve 24 votos.

A eleição de Fernando “La Sama” para o segundo cargo na hierarquia do Estado foi saudada pela oposição como “uma indicação forte para o Presidente da República sobre quem convidar para formar governo”, afirmaram à agência Lusa vários dirigentes da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP).

O PD é um dos quatro partidos que integram a AMP e que pretende formar um governo alternativo à Fretilin, que venceu as legislativas de 30 de Junho sem maioria absoluta.

Mari Alkatiri, secretário-geral e deputado da Fretilin, pelo contrário, declarou à Lusa que espera que José Ramos-Horta “não veja nenhuma indicação” na eleição de hoje sobre quem deve ser convidado a formar governo.

“Não temos dúvidas de que a Fretilin, como partido mais votado, será a escolha do Presidente da República”, acrescentou o ex-primeiro-ministro.

O novo parlamento, que tem menos 33 deputados do que o anterior, foi eleito para uma legislatura de 5 anos.

PRM

Lusa/fim

1 comment:

Anonymous said...

Hau hakarak dehan para bens ba Lasama tambe nia Prezidente Parliamentar. Maibe hau hanoin tambasa PD hamutuk ho ema intergralista iha AMP? ne'e triste duni. Sira hakarak harmonu FRETILIN maibe FRETILIN loke odamatan ba partidu hotu hotu. FRETILIN hakarak paz ho estabilidade ba it nia rain. Ita tenki servisu hamatuk.VIVA POVU MAUBERE!!