Monday, July 30, 2007

A primeira discussão no novo parlamento

Díli, Timor-Leste 30/07/2007 12:14 (LUSA)
Temas: Política, Parlamento, Partidos e movimentos
Díli, 30 Jul (Lusa) - A primeira discussão no novo parlamento aconteceu ainda antes de os deputados tomarem posse formal dos seus assentos, a propósito do número de assentos parlamentares da coligação ASDT/PSD.

A Associação Social Democrática Timorense (ASDT), de Francisco Xavier do Amaral, e o Partido Social-Democrata (PSD), de Mário Viegas Carrascalão, concorreram em coligação às legislativas de 30 de Junho mas pretendem ter bancadas distintas no parlamento.

A questão surgiu quando cada bancada parlamentar foi chamada a apresentar um representante para a Comissão de Verificação de Poderes dos deputados.

Mari Alkatiri, secretário-geral e deputado da Fretilin, jurista de formação, apresentou um ponto de ordem, "por decoro profissional", questionando "haver duas bancadas para uma lista única".

Mário Viegas Carrascalão, presidente do PSD, respondeu-lhe que essa era uma "objecção irrelevante" porque "não existem ainda bancadas".

Perante a insistência de Mari Alkatiri, o líder do PSD sugeriu ao líder da Fretilin que dissesse em plenário "quando e em que local foram formadas as bancadas parlamentares para esta segunda legislatura".

Francisco Guterres "Lu Olo", que presidiu a esta primeira sessão do novo parlamento até à eleição de Fernando "La Sama" de Araújo, atalhou a troca de argumentos, que se alargava a mais deputados.

Manuel Tilman, presidente do partido KOTA (União dos Filhos Heróicos das Montanhas de Timor) e cabeça-de-lista da Aliança Democrática, a coligação do KOTA com o Partido do Povo de Timor (PPT), perguntou, para gáudio do plenário, se a AD "também podia formar duas bancadas".

A AD KOTA/PPT tem dois assentos no parlamento.

A Comissão de Verificação, "que tem carácter ad-hoc e cumpre uma função técnica", como sublinhou "Lu Olo" para atalhar a polémica, apurou a lista dos 65 deputados.

Há oito bancadas parlamentares na nova legislatura.



PRM

Lusa/fim

No comments: