Friday, March 09, 2007

Breve Biografia de Lasama (cadidato Presidencial do Partido Democratico) em Portugues

Tradusaun nee hanesan kontribuisaun oan ida hosi joven Timoroan ida hodi nune ema sira koalia lian portugues bele hatene se loos mak Fernando Lasama, nudar Kandidatu ba Presidente RDTL.

"Lasama: Chegou a Hora de o Povo Governar

Fernando Lasama de Araujo, nasceu em Manutasi, Ainaro, Timor Leste no dia 26 de Fevereiro de pais agricultores.
Ele é o Presidente do Partido Democrático/PD, o maior e mais forte partido de oposição o no contexto polí¬tico de Timor Leste. Lasama é muito conhecido nas bases devido a sua humildade, honestidade, simplicidade, sofrimento e convivencia com o povo. Como uma pessoa que vive com o povo, Lasama conhece bem o sofrimento do povo, e as suas esperanças de um futuro melhor.

Através da Conferência Nacional do PD, em Fevereiro de 2007, os representantes de todos os distritos candidataram Lasama para Presidente da RDTL. "Se Xanana já não quer ser presidente, queremos então que um filho do povo seja Presidente. Chegou a hora de o povo governar, e Lasama avança para Presidente" disse o velho Ernesto Dudu de Ermera.

Como lí¬der, Lasama conta com o apoio de milhares de pessoas em todo Timor. Apoio da juventude, grupo de veteranos da resistência, vários padres e madres, algumas comunidades religiosas minoritá¡rias, estudantes, intelectuais, lí¬deres comunitá¡rios, grupos marginalisados, mulheres e povo em todo Timor.

O empenho de Lasama para com o povo não é só de agora que se candidata para Presidente. Como filho de agricultores, desde criança que sabe as queixas do povo, viveu com o povo e sabe o que o povo deseja.

Aos 12 anos de idade, Lasama já sabia o que era sofrer, e conhecia o sofrimento do povo. E testemunho do sangue derramado e morte de 18 familiares seus nas mãos das tropas Indonésias em 1975. A partir desse momento, a consciencia de Lasama cresceu quanto ao direito á vida, liberdade da tortura, medo e injustiça.

Por isso, olhando para a história da vida de Lasama, a sua vida inteira foi practicamente dedicada ao povo de Timor Leste. Desde a sua infanncia á juventude, Lasama viveu junto a sua comunidade refugiada nas montanhas. Naquela altura, a vida de Lasama foi muito difí¬cil porque muitas pessoas morriam de doena, fome e tortura. De 1982 á 1999, ele juntou-se aos seus colegas estudantes e jovens trabalhando intensivamente para disseminar informação sobre as queixas do povo ao mundo inteiro e organizando o movimento de libertação da pátria e povo de Timor Leste.

Lasama completou os seus estudos secundários na SMA Negeri 1 Becora, Dili e continuou os estudos na área de literatura na Universidade de Udayana, Bali entre 1985-89. No entanto, devido ao seu empenho para com o povo, Lasama parou os seus estudos de modo a organizar e liderar o movimento contra o regime de soeharto e a ocupação de Timor Leste.

Em 1988, Lasama e alguns colegas seus fundaram a RENETIL (Resistencia Nacional dos Estudantes de Timor-Leste). A Renetil, uma organização de estudantil e juventude para a independencia de Timor Leste, na Indonésia. Como uma organização polí¬tica clandestina, a sua responsabilidade era a de organizar os estudantes e intelectuais na Indonésia, Timor Leste e noutros paises. No mãos de Junho de 1988-2000, Lasama ocupou o cargo de Secretário Geral da RENETIL. Nessa posição, Lasama conseguiu organizar e consolidar estudantes, intelectuais e juventude em muitos lugares tais como Dili (Direcção Geral de Timor Leste), Denpasar, Mataram, Ujung Pandang, Surabaya, Malang, Madiun, Jember, Solo, Salatiga, Jogja, Semarang, Cirebon, Bandung, Jakarta, e Lampung. Da mesma forma em Portugal (Direcção Autónoma da RENETIL no Exterior), Austrália, Inglaterra e Irlandia. A RENETIL contava com muitos milhares de membros.

Em Novembro de 1991, alguns dias apôs o massacre de Santa Cruz em Dili, os militares indonésios prenderam Lasama, torturaram e encarceraram-no na prisão de Dempasar, Bali. Em Setembro de 1992, as autoridades indonésias condenaram Lasama por subversão contra o estado indonésio. Consequentemente, Lasama foi condenado a uma pena de 13 anos na prisão de Cipinang, Jakarta. Na prisão de Cipinang, Lasama serviu a sua pena juntamente com João Camara, Marito Reis, e outros líderes da resistencia tais como Xanana Gusmão, o actual Presidente da República Democrática de Timor Leste.
Pelo seu grande empenho ao povo de Timor Leste, a Amnestia Internacional, classificou-o como Prisioneiro de Consciência (encarcerado por defender a libertação da pátria e povo de Timor Leste). Adicionalmente, foi lhe atribuido o Prémio Reebok de Direitos Humanos mas não foi possível ir recebe-lo por se encontrar encarcerado.

Como prisioneiro polí¬tico, Lasama esteve preso desde o dia 25 de Setembro de 1992 até 23 de Março de 1998 condenado por subversão contra o estado Indonésio. Antes disso, esteve preso na prisão de Salemba, Jakarta desde o dia 23 de Março de 1992 à 25 de Setembro de 1992, e no dia 22 de Dezembro de 1991 à 23 de Março de 1992 como prisioneiro polí¬tico na prisão Markas POLDA, Jakarta. De 24 de Novembro de 1991 à 22 de Dezembro de 1991 esteve também preso na prisão POLDA Nusa Tenggara, Denpasar, Bali.

Aquando da queda do Presidente Soeharto do poder, e com o movimento de reforma na Indonésia em forte andamento, Lasama foi libertado condicionalmente em 1998, impedido de participar em actividades políticas.

Gaudensio Figueredo"

No comments: