Tuesday, February 20, 2007

Apresentação de Candidatura de Francisco Guterres “Lu Olo”

Apresentação de Candidatura de Francisco Guterres “Lu Olo”

Fretilin – 20 de Fevereiro de 2007

Em Abril, têm lugar as segundas eleições presidenciais no nosso país.

Timor-Leste encontra-se numa encruzilhada difícil que vai exigir de cada um de nós maior empenho para construir a Unidade Nacional e trazer a Paz e o Desenvolvimento, num Estado de Direito Democrático que estamos determinados a cimentar. Todo o povo de novo é chamado para decidir. No seu veredicto reside a chave para o futuro da República Democrática de Timor-Leste.

É no acto eleitoral onde o povo soberanamente escolherá os seus líderes.

É, assim, tempo de apresentar candidaturas à mais alta magistratura da Nação.

Nas democracias, é saudável a pluralidade de candidaturas e eu quero, desde já saudar os meus compatriotas que as apresentaram.

Ponderei a minha própria candidatura, ouvi compatriotas dos mais diversos quadrantes, tendências políticas e crenças religiosas.

Ao longo dos vinte e quatro anos da ocupação tive sempre o privilégio de estar ao pé do nosso Povo, para sentir a sua força e determinação em vencer. Vivi e sofri com eles. Juntos vimos tombar, um por um, os nossos heróis. Por isso, é também em nome deles que aceito ser candidato da FRETILIN. Tenho a consciência plena, que venho de gente humilde, a quem aprendi a servir nos momentos mais difíceis, com a mesma alegria e coragem que eles próprios me transmitiam. Como candidato da FRETILIN, regresso às origens e revejo o passado de sofrimento por que passamos. Buscarei sempre inspiração nos nossos heróis, desde Nicolau Lobato a Nino Konis Santana.

Sou militante da FRETILIN e devo-lhe muito do que aprendi na minha vida, aprendi a valorizar a pluralidade, o diálogo e a tolerância.

Estou consciente que ao Presidente da República, como órgão unipessoal, estão acometidas competências excepcionais.

Ao Presidente da República compete facilitar o diálogo e estabelecer a ponte entre todas as forças vivas da sociedade para consensualizar os grandes desígnios nacionais e garantir a coesão social.

A Constituição confere-lhe finalmente, um conjunto de poderes de que, em circunstâncias excepcionais, fará uso para garantir a soberania e a Unidade do Estado.
Tendo em conta tudo isto, decidi candidatar-me ao cargo de Presidente da República, como candidato da FRETILIN.

Mas a minha candidatura é uma candidatura aberta a todos, ao apoio de todas as franjas da sociedade timorense.

Sou católico convicto. Mas no domínio da liberdade e convicções religiosas, ajudarei, sempre que necessário, o diálogo entre as diferentes escolhas e opções. Combaterei com todas as minhas forças todo o tipo de extremismo ou fanatismo, vindo donde vier. Com convicção, promoverei o ecumenismo.

Prometo ser um Presidente em prol da solução dos problemas. Não serei jamais fonte da criação de conflitos.

Darei toda a atenção a todas as franjas da sociedade. Trabalharei com todos os Órgãos de soberania, em particular o Governo, bem como com a sociedade civil organizada e a sociedade tradicional para promover a juventude e a mulher, aprofundar o trabalho em prol da igualdade do género, criar condições imediatas para a protecção dos idosos e da população vulnerável, devolver aos veteranos e antigos combatentes a dignidade que merecem reconhecendo e satisfazendo-lhes todos direitos à habitação, aos cuidados de saúde, a um rendimento mensal condigno.

Reforçarei, na relação com outros Órgãos de soberania, a solidariedade e não o conflito institucional.

No domínio das nossas relações com outros países, e tendo em consideração este mundo global, promoverei, em coordenação com os outros Órgãos de soberania, a diplomacia a favor da conquista e promoção de amizade e cooperação mutuamente vantajosas com todos os países do Mundo. Potenciarei todas as mais-valias que Timor-Leste tem para promover a Paz na região e no Mundo. Tomarei iniciativas no sentido de se estabelecerem acordos com os nossos vizinhos, em particular a Indonésia e a Austrália, em áreas de interesse comum, com destaque para a segurança e defesa regional e global.

Como Presidente da República e, exercendo estritamente as competências atribuídas pela Constituição e pelas Leis, em coordenação com os outros Órgãos de soberania e respeitando as competências exclusivas de cada um, contribuirei para o reforço das Instituições multilaterais, regionais e internacionais de que somos membros.

Dedicarei com particular atenção muito do meu tempo à CPLP e ao reforço desta nossa Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A nossa adesão à ASEAN constituirá uma das minhas prioridades. Darei todo apoio ao Governo para o encontro de uma fórmula para o reforço das nossas relações com os países do Fórum do Pacífico.

A nossa política de uma só China deverá ser defendida como um valor inalienável do nosso Estado Democrático e de Direito. Como Presidente pautarei a minha conduta sempre neste sentido.

Com os nossos vizinhos mais próximos, a Indonésia e Austrália, devemos reforçar cada vez mais as nossas relações de amizade e cooperação e procurar resolver de uma forma amigável todas as nossas diferenças.

Timor-Leste, com a sua situação geopolítica privilegiada, beneficiando da geografia que o liga à Ásia e a Oceânia, e da História e Cultura que o ligam a outros Continentes como a América, a África e a Europa, deverá ser sempre um palco de entendimento entre povos, um entreposto de valores universais e de encontro de culturas.

Como Presidente da República exercerei com determinação a minha magistratura de influência no sentido de tornar esta vocação uma realidade.

Assim, e nesta hora decisiva, apelo aos meus concidadãos, a todos os camaradas de luta, especialmente aos antigos combatentes, aos membros das organizações clandestinas, aos jovens, às buiberes e mauberes, aos intelectuais, aos empresários, às organizações da sociedade civil e instituições centenárias da sociedade tradicional, à Igreja Católica e a todas as confissões religiosas no nosso país a que se empenhem e ajudem a tornar a minha candidatura, numa candidatura verdadeiramente nacional. Jamais confundirei as minhas funções de Presidente da FRETILIN com as do Presidente da República. Sou um filho do povo humilde. Continuarei a curvar-me perante este povo humilde e serei sempre seu servidor.

Apelo a todos para valorizarmos as nossas tradições, a nossa cultura, a nossa identidade. Só assim estaremos em condições de responder aos grandes desafios que se nos colocam.
Serei Presidente de todos e para todos.

Um Presidente para o reforço da Paz e da Estabilidade.

Um Presidente para a Reafirmação da Soberania do Estado e da Autoridade dos seus Órgãos e Instituições.

Um Presidente para contribuir no aumento da capacidade da Justiça e do sistema Judiciário.

Um Presidente para trabalhar no reforço e unidade das instituições de Defesa e de Segurança.

Um Presidente defensor dos direitos e liberdades dos cidadãos e da igualdade do género.

Um Presidente para garantir a segurança a cada cidadão.

Um Presidente para defender boas relações com todos os países do Mundo.

Francisco Guterres "Lu'Olo".

No comments: