Saturday, February 03, 2007

Fretilin aposta em 'Lu-Olo' para vencer as presidenciais

Sábado, Fevereiro 03, 2007
Fretilin aposta em 'Lu-Olo' para vencer as presidenciais

DN, 03/02/07

Por: Armando Rafael

A Fretilin, partido que detém a maioria absoluta no Parlamento timorense, poderá avançar com a candidatura do seu presidente, Francisco Guterres ("Lu-Olo"), para a sucessão de Xanana Gusmão.

Esta decisão, que prejudicaria o apoio do partido a uma eventual candidatura do primeiro-ministro Ramos-Horta, ganhou ontem um novo impulso, depois de Xanana ter convocado as presidenciais para 9 de Abril, sem fazer qualquer referência às legislativas em Timor-Leste. Salvo uma pequena alusão ao facto de os deputados terem de ser eleitos nos 80 dias posteriores às presidenciais, o que apontaria para o mês de Julho, prolongando a legislatura que deveria terminar a 20 de Maio.

É isso que explica que Fretilin já tenha questionado a constitucionalidade desta decisão, admitindo, pela voz do seu líder, o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, vir a recorrer para o Tribunal de Recurso. "Não entendemos porque se marcou uma data e não a outra. O novo Presidente não pode ser empossado por um Parlamento em fim de mandato."

À margem desta nova disputa entre o Presidente da República e o partido que apoia o Governo de Ramos-Horta, o facto é que a Fretilin não gostou de ver Xanana alterar o calendário previsto, criando, assim, as condições para poder concorrer às legislativas, como há muito tempo se diz em Timor-Leste, faltando apenas saber se o actual inquilino do Palácio das Cinzas tenciona criar o seu próprio partido ou se pretende colocar-se à frente de uma coligação formada por partidos já existentes.

É neste quadro que surge "Lu-Olo", que acumula as presidências da Fretilin e do Parlamento. Com esta candidatura, a Fretilin acredita que poderá eleger o sucessor de Xanana e atingir mais dois objectivos: neutralizar Ramos-Horta, o candidato mais desejado por Xanana e que tem dito sempre que não será candidato sem o apoio do maior partido timorense; e baralhar tudo outra vez, limitando o espaço de Xanana nas legislativas, onde tudo estaria em aberto se a Fretilin perdesse, entretanto, as presidenciais.

No comments: