Thursday, February 22, 2007

Três maiores partidos da oposição anunciam coligação

Três maiores partidos da oposição anunciam coligação

Díli, 22 Fev (Lusa) - Os três maiores partidos da oposição parlamentar em Timor-Leste anunciaram hoje a criação de uma coligação para a formação de Governo após as eleições legislativas.

Os presidentes do Partido Democrático (PD), Fernando Lasama de Araújo, do Partido Social-Democrata (PSD), Mário Viegas Carrascalão, e da Associação Social Democrática Timorense (ASDT), Francisco Xavier, anunciaram a assinatura de um acordo para vigorar "depois das legislativas".

A decisão de "tirar o máximo proveito das capacidades intelectuais dos quadros e dos militantes" dos três partidos resulta, segundo a declaração dos três líderes, do "actual estado da nação".

"A realidade não está a corresponder ao sonho timorense de um país moderno, solidário, próspero, justo e democrático", afirma o documento fundador da coligação.

Em vez disso, "existe uma crise social, de segurança, política, económica e militar que parece não ter fim".

As eleições legislativas ainda não estão marcadas e o Presidente da República, Xanana Gusmão, anunciará uma data logo após a realização das eleições presidenciais, agendadas para 09 de Abril próximo.

Cada um dos partidos fará campanha por si, mas a coligação formará Governo se qualquer dos integrantes vencer as eleições legislativas ou se a votação dos três partidos permitir uma maioria parlamentar, explicou o presidente do PSD , Mário Viegas Carrascalão.

As legislativas de 2001 foram ganhas pela Fretilin, que obteve 57,4 por cento dos votos. O PD obteve 8,7 por cento e foi o segundo partido mais votado.

O PSD, com 8,2 por cento dos votos, e a ASDT, com 7,8, vieram a seguir.

Em conjunto, PD, PSD e ASDT conseguiram 89.901 votos em 2001. A Fretilin recolheu 208.531 votos.

Os três partidos pretendem "manter a sua independência" dentro da coligação, que é criada para "ser uma alternativa viável ao actual Governo".

PRM-Lusa/Fim

No comments: