Monday, May 29, 2006

Timor-Leste: Começou reunião Conselho de Estado, jovens manifestam-se por Xanana

Timor-Leste: Começou reunião Conselho de Estado, jovens manifestam-se por Xanana


Dili, 29 Mai (Lusa) - Dezenas de jovens estão hoje a apoiar Xanana Gusmão em frente ao "Palácio das Cinzas", residência oficial do Presidente da República timorense, onde decorre uma reunião do Conselho de Estado desde as 10:00 (02:00 em Lisboa).

A manifestação de apoio a Xanana Gusmão, por vezes muito ruidosa, começou logo após o início da reunião, convocada por Xanana Gusmão para debater a situação conflituosa que o país vive nos últimos dias.

Os jovens aproveitaram a presença de muitos jornalistas para empunhar cartazes com palavras de ordem a favor de Xanana Gusmão, pedindo nomeadamente: "Xanana nak kaer Nação e salva Nação" (Xanana guarda a Nação e salva-a).

A manifestação decorre sem incidentes, perante o olhar atento da imprensa e dos muitos seguranças dos titulares dos órgãos de soberania que estão presentes na reunião.

Para a tarde de hoje está marcada também uma reunião do Conselho Superior de Defesa e de Segurança, que como o Conselho de Estado é um órgão consultivo do Presidente da República.

A convocação urgente dos dois conselhos foi proposta pelo primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, ao Presidente, Xanana Gusmão, no passado sábado.

Foi o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ramos-Horta, quem entregou ao Presidente a carta do primeiro-ministro, saída de uma reunião do Conselho de Ministros de sábado.

EL/FP.

No comments: