Tuesday, May 30, 2006

Timor-Leste: Ramos-Horta diz governo "falhou miseravelmente" admite remodelação

Timor-Leste: Ramos-Horta diz governo "falhou miseravelmente" admite remodelação


Díli, 30 Mai (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, J osé Ramos-Horta admitiu hoje que o seu governo "falhou miseravelmente" na gestão da crise das últimas semanas em Timor-Leste, indicando que ainda hoje poderá ha ver uma remodelação no executivo.

Em declarações à cadeia de televisão australiana Nine, Ramos-Horta cana lizou grande parte das culpas para o chefe do executivo, Mari Alkatiri, alvo pol ítico dos principais ataques populares.

"Em algumas questões, nomeadamente no diálogo político e no acolher a t odos, em resolver problemas quando estes vão surgindo, o governo falhou miserave lmente", afirmou.

"E por isso é que tantas pessoas estão descontentes com o primeiro-mini stro e desejam a sua demissão", considerou, afirmando que o governo poderá hoje ser alvo de remodelação.

Timor-Leste vive os seus piores momentos de tensão, instabilidade e vio lência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequencia da eclosão , há mais de um mês, de uma crise político-militar que tem sido marcada por divi sões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e pelo mal-estar entre o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Vários dias de confrontos, principalmente em Díli e arredores, de milit ares contra militares, e entre estes e elementos do corpo da Polícia Nacional, e nvolvendo populares, provocaram já vários mortos e feridos e criaram uma situaçã o de instabilidade e insegurança generalizadas no país.

Nos últimos dias grupos de civis armados têm vindo a conduzir saques, r oubos e uma campanha de destruição de propriedade privada e pública em vários po ntos da cidade.

Face à deterioração da segurança no país, as autoridades timorenses sol icitaram ajuda militar e policial à Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Portugal para repor a ordem.

ASP.

Lusa/Fim

No comments: