Monday, May 29, 2006

Timor-Leste: Reunião do Conselho de Estado atrasada uma hora

Timor-Leste: Reunião do Conselho de Estado atrasada uma hora


Díli, 30 Mai (Lusa) - A reunião do Conselho de Estado, um órgão de consulta do Presidente da República, que devia ter começado às 10:30 em Díli (02:30 em Lisboa) está atrasada, com Xanana Gusmão no palácio presidencial e o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, na sede do governo.

Depois de uma reunião que durou quase todo a segunda-feira, numa tentativa de resolver a crise que abala Timor-Leste, a continuação dos trabalhos ficou marcada para hoje às 10:30, na sala do Conselho de Estado, Palácio das Cinzas.

Ao final do primeiro dia de trabalhos a reunião de hoje ficou marcada para as 09:00 mas esta manhã foi concertada uma nova hora, 10:30.

Xanana Gusmão e os cinco conselheiros de Estado por si escolhidos estão na sala de reuniões desde a hora marcada mas até às 11:30 (03:30 em Lisboa), Maria Alkatiri ainda não tinha comparecido.

Contactado pela Lusa, do gabinete do primeiro-ministro não foi dada qualquer informação para a razão do atraso.

Na reunião de hoje deverá ser discutida a possibilidade de Xanana Gusmão assumir a responsabilidade pela defesa e segurança de Timor-Leste e o afastamento dos ministros da Administração Interna e da Defesa.

Fontes da Presidência da República e do Governo timorenses contactadas pela Lusa coincidiram nos termos do acordo que o Conselho de Estado está a debater para se ultrapassar a crise político-militar em Timor-Leste.

As fontes, que solicitaram o anonimato, indicaram que em cima da mesa está o afastamento dos titulares no Governo da Administração Interna, Rogério Lobato, e da Defesa Nacional, Roque Rodrigues.

O Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança de Timor-Leste (este último que devera reunir-se também hoje, são os órgãos consultivos do Presidente da República para as questões políticas e "assuntos relativos à defesa e soberania".

A convocação urgente dos dois conselhos foi proposta na semana passada pelo primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, ao Presidente, Xanana Gusmão.

Mário Viegas Carrascalão, Aniceto Guterres, Avelino Coelho, João Saldanha e Benjamin Corte-Real são as personalidades nomeadas pelo Presidente para o Conselho e que, com Xanana Gusmão, continuam à espera do início da reunião.

EL/FP.

Lusa/Fim

No comments: