Timor-Leste: Papa Bento XVI apela para pacificação e regresso à normalidade
Cidade do Vaticano, 31 Mai (Lusa) - O Papa Bento XVI lançou hoje um apelo para a pacificação e o regresso à normalidade em Timor- Leste e pediu à Igreja Católica que ajude os milhares de deslocados no país.
Bento XVI fez este apelo no final da audiência pública das quartas-feiras, celebrada na Praça de S. Pedro, à qual assistiram cerca de 35.000 pessoas.
O Papa disse que o seu pensamento está com Timor-Leste, "que nestes dias sofre tensões e violências que causaram vítimas e destruição".
O chefe da Igreja Católica, maioritária em Timor, pediu à igreja local e às organizações católicas no terreno para continuarem a prestar ajuda às dezenas de milhares de deslocados, em cooperação com as organizações internacionais.
Bento XVI concluiu pedindo à Virgem que "proteja os esforços de todos os que estão a contribuir para a pacificação dos ânimos e o regresso à normalidade".
Timor-Leste, em particular Díli, vive uma situação de violência desde o final de Abril, depois de cerca de 600 soldados terem sido afastados do exército na sequência de protestos contra alegada discriminação por parte dos superiores hierárquicos.
A crise agravou-se com a deserção de efectivos das forças de defesa e da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e, após confrontos entre elementos das duas forças e grupos de civis armados, as autoridades timorenses solicitaram a intervenção de uma força internacional para repor a ordem.
MDR.
Lusa/Fim
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment