Monday, May 29, 2006

Timor-Leste: Forças australianas precisam de mais poderes, ministro da Defesa

Timor-Leste: Forças australianas precisam de mais poderes, ministro da Defesa


Camberra, 29 Mai (Lusa) - As tropas australianas destacadas para Timor-Les te têm de receber do governo de Dili os poderes policiais necessários para porem fim à violência nas ruas, afirmou hoje o ministro da Defesa australiano, Brenda n Nelson.

Os soldados australianos, acrescentou, sentem-se frustrados porque o acord o bilateral que definiu a sua intervenção no território apenas os autoriza a des armar os bandos de criminosos que estão a aterrorizar a população, matando e que imando as casas.

"As nossas regras de empenhamento não abrangem a aplicação de força extrem a às pessoas que estão a fazer isso (violência de gangs)", disse Brendan Nelson a uma cadeia de televisão australiana.

O ministro da Defesa referiu que o comandante da força australiana em Timo r-Leste, brigadeiro Mick Slater, já se reuniu com os principais dirigentes polít icos e militares timorenses para solicitar a alteração do acordo bilateral que r egula a intervenção dos cerca de 1.300 efectivos australianos.

A população timorense tem-se queixado de uma alegada passividade dos solda dos australianos perante os actos de violência registados nos últimos dias, afir mando que os militares se limitam, por vezes, a efectuar patrulhas nas ruas e a desarmar alguns dos intervenientes, mas sem reprimir a violência ou os seus auto res.

Os confrontos que se iniciaram em Abril com a revolta e consequente expuls ão de 600 militares, que acusavam as autoridades de exercerem discriminação entr e etnias, degeneraram na última semana em combates entre facções militares e pol iciais e deram origem nos últimos dias à violência e terror nas ruas praticados por gangs armados.

JPA.

Lusa/fim

1 comment:

Anonymous said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!